1º Simpósio do Sinpol/SE é marcado por troca de experiências acerca da luta sindical

1º Simpósio do Sinpol/SE é marcado por troca de experiências acerca da luta sindical

“Boas práticas sindicais” foi o tema central do encontro

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) realizou nesta sexta-feira (8) a 1ª edição do Simpósio do Sinpol/SE, com o tema “Boas Práticas Sindicais”. Através de palestras e debates, o evento permitiu a troca de conhecimentos e experiências entre os presentes, fornecendo formação política e sindical.

Realizado no mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o evento foi conduzido totalmente por mulheres, desde a mediação até as palestras. “O lugar da mulher, muitas vezes, é dito que não é nesses espaços, nos espaços de liderança, em espaço de gestão, de sindicato, e a gente veio mostrar que não é bem assim, que a nossa voz precisa se fazer ouvir”, declarou a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe e vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Marshal, uma das palestrantes do evento.

Shirley, que contemplou os presentes com uma palestra sobre a luta sindical dos enfermeiros, ressaltou ainda a importância do Simpósio, que viabilizou a troca de experiências entre as categorias, “no movimento sindical de luta pelos trabalhadores, é extremamente complexo, muitas vezes, vencer os obstáculos que se apresentam. E apenas em um processo de solidariedade nós conseguimos montar estratégias que consigam vencer essas adversidades”, disse a enfermeira. 

Para a diretora do  Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol/MA), Thays Mascarenhas, que também palestrou durante o encontro, o evento foi motivo de grande alegria, “porque aqui nesse primeiro Simpósio tivemos a troca de experiências, de vivências no sindicato; eu como representante do estado do Maranhão e também ouvindo os colegas aqui do estado de Sergipe”, relatou.

Durante sua fala, a palestrante compartilhou com o público um pouco mais sobre a experiência recente da Polícia Civil do Maranhão, que através de um processo de reestruturação obteve um dos maiores reajustes salariais da sua história, corrigindo a defasagem sofrida nos anos anteriores. 

O presidente do Sinpol/SE, Jean Rezende, celebrou o sucesso do evento, “esse é o primeiro de uma série de Simpósios que virão, com as mais diversas temáticas que interessam aos policiais civis sergipanos”. Segundo Rezende, o encontro é essencial para interagir com outras realidades sindicais, “a gente percebe que o dia a dia é comum, que todos somos trabalhadores e trabalhadoras e buscamos o mesmo, que é a dignidade através do nosso trabalho e a melhor qualidade do serviço público prestado à sociedade sergipana”, finalizou o presidente.

Compartilhar Post