Central de Flagrantes de Aracaju é alocada para novo prédio após denúncia formalizada pelo Sinpol/SE
Após vistoria realizada pelo Sindicato de Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), a Central de Flagrantes de Aracaju (Ceflan) será alocada para um novo prédio, com espaço e equipamentos adequados ao exercício da atividade Policial Civil. Antes anexada à 3º Delegacia Metropolitana (3° DM), agora a unidade estará localizada em sede própria na Rua Natal, bairro José Conrado de Araújo, em anexo ao Parque de Exposições.
O espaço, que foi doado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SE), passou por reforma e adaptação estrutural para que a nova Central de Flagrantes atenda tanto às demandas dos Policiais Civis Delegados e Oficiais Investigadores em seu ambiente laborativo, bem como ao cidadão que buscar o atendimento e proteção social na sobredita Unidade Policial Civil.
A visita do Sinpol/SE à Ceflan foi realizada no dia 8 de junho de 2023, na qual a diretoria identificou diversas irregularidades. Dentre elas, extintores de incêndio fora da validade, móveis de uso comum mofados, cadeiras quebradas sem ergonomia, fiação e parte do teto expostos, acúmulo de objetos apreendidos sem a devida limpeza ou manutenção, representando um risco à saúde não só dos Oficiais Investigadores da Central, mas da população que transita pela região. O sindicato encaminhou o relatório como denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) no estado por meio do ofício de número 46/2023, no dia 18 de julho de 2023. A fiscalização do SINPOL teve ampla repercussão na imprensa, inclusive foram divulgadas reportagens ao vivo sobre a falta de estrutura das delegacias, em sua grande maioria ambientes verdadeiramente insalubres tudo isso e muito mais ficou evidenciado e registrado no relatório.

Com isso, o Sinpol celebra mais uma conquista para a melhoria dos ambientes de trabalho dos Oficiais Investigadores de Polícia, e reafirma o seu compromisso em continuar buscando a valorização de acordo com a complexidade da atividade da Policial Civil e respeito às prerrogativas da carreira típica de Estado. O ideal é que todas as delegacias do estado sejam um local adequado para o trabalho e atendimento de excelência ao cidadão.