Dia do Policial Civil destaca papel essencial na investigação e combate ao crime
Dia 21 de abril, Dia do Policial Civil, é momento de reconhecer e valorizar o trabalho daqueles que atuam na segurança pública, mas cuja ação é decisiva para que a justiça aconteça. A Polícia Civil tem a função primordial de investigar crimes, coletar provas e identificar os responsáveis por delitos que afetam diretamente a vida da população. Os oficiais investigadores atuam no protagonismo da segurança pública, como verdadeiros anjos de guarda da sociedade, assegurando o direito da população.
A Polícia Civil entra em cena após o fato ocorrido, para investigar, reunir provas e entregar à Justiça os autores de crimes. Seu papel é essencial e estratégico para a segurança da sociedade, garantindo que a verdade seja apurada e os culpados responsabilizados.
Por exemplo, no caso de roubo de veículos, uma vez que o crime ocorre, é a Polícia Civil que inicia o trabalho investigativo para identificar os envolvidos, tentar recuperar o bem da vítima e apurar a possível atuação de quadrilhas envolvidas nesse tipo de crime. Da mesma forma, em situações de violência mais grave, como homicídios, cabe à Polícia Civil investigar os motivos, identificar o autor e produzir as provas necessárias para que ele responda na Justiça.
O trabalho do oficial investigador é peça-chave nesse processo. É ele quem atua onde a prevenção falha, como, por exemplo, na apuração de crimes de violência doméstica, estupro de vulnerável, crimes contra idosos, entre outros. Também é o investigador quem enfrenta os crimes modernos e sorrateiros, como o estelionato e os crimes cibernéticos, que não acontecem à vista de todos, mas geram enormes prejuízos às vítimas. Com o trabalho dos Oficiais Investigadores de Polícia evitando a impunidade, também se previne futuras práticas.
Ao ser comunicada sobre uma fraude ou golpe digital, por exemplo, é a Polícia Civil que dá início à apuração, buscando recuperar o patrimônio das vítimas e identificar os criminosos. Em muitos casos, o autor do delito é localizado e preso graças à atuação minuciosa e técnica dos investigadores.
Neste dia, o reconhecimento vai para todos os policiais civis, especialmente os investigadores, que com dedicação e compromisso levam respostas à sociedade, combatem impunidades e ajudam a construir um Brasil mais justo e seguro.