Entenda quais as funções exercidas pelo oficial investigador de polícia

Entenda quais as funções exercidas pelo oficial investigador de polícia

O oficial investigador de polícia é um profissional imprescindível na defesa das instituições democráticas e na manutenção da ordem pública. Mas afinal quais são as suas atribuições frente à segurança pública e qual o trabalho realizado dentro das funções da polícia judiciária?

Sua atuação multidisciplinar e heterogênea começa após a ocorrência de infrações penais, desde o atendimento às vítimas até a materialização das provas para a devida instrução processual.

O oficial de Polícia Civil é o profissional responsável pelas diligências investigativas e de inteligência policial. É ele quem ouve os envolvidos, colhe as provas e prepara o inquérito policial, documento que servirá de base para a atuação do Ministério Público e do poder judiciário. Assim como, atua na área administrativa, de planejamento e de assessoria junto à Secretaria da Segurança Pública.

Ainda é competência desse profissional o cumprimento de mandados de prisão, busca domiciliar e apreensão de materiais que sirvam para manter a lisura do processo investigativo, ou ainda como prova para confecção do inquérito.

Hoje, Sergipe possui os melhores oficiais investigadores de polícia, profissionais com formação acadêmica diversa, como Direito, Psicologia, Contabilidade, Engenharia da Computação, por exemplo. Além de especializações, mestrado e doutorado. O que dá a eles habilidade também para organizar e elaborar estudos e realizar pesquisas técnico-científicas  relacionadas às suas funções.

Tudo isso para uma investigação completa, de qualidade e com as metodologias específicas de cada área de investigação, seja nas delegacias comuns, ou nos departamentos especializados: Homicídios, Narcóticos, Proteção à Pessoa, Defesa da Mulher, etc.

Lembrando que esse trabalho investigativo, de produção de provas e encaminhamento ao poder judiciário se difere da função exercida pela Polícia Militar, que trabalha nas ruas de forma ostensiva, preventiva e repressiva quando necessário, com o objetivo de coibir a prática de crimes e infrações, e atender emergências: desastres naturais, acidentes graves e crises de segurança pública.

A complexidade das funções exercidas pelo oficial de Polícia Civil pede constante investimento na carreira, tanto no que diz respeito à inteligência e tecnologias de investigação, quanto na valorização do seu trabalho através da reestruturação. E o Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol/SE) continua trabalhando para a valorização desses profissionais que possuem um papel imprescindível na defesa das instituições democráticas e na manutenção da ordem pública.

Compartilhar Post