“Escuta Susp” é apresentado em reunião entre Sinpol/SE e SENASP
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) recebeu nesta terça-feira, 30, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na sede do sindicato. Na ocasião, o projeto piloto “Escuta Susp” foi apresentado.
O programa oferece atendimento psicológico online gratuito para profissionais de Segurança Pública, a fim de promover a qualidade de vida através de cuidados com a saúde mental.
Juliana Ribeiro, coordenadora-geral de Valorização Profissional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça, explica que para se consultar é simples:
“[…] (Basta) entrar na plataforma, se cadastrar, juntar seu funcional e poderá fazer os seus atendimentos psicológicos. A gente sabe que tem muitas coisas na vida do profissional de segurança pública, do policial, que são desafiadoras. E a gente muitas vezes sofre calado e esse é um momento em que a gente tem à disposição um serviço de auxílio para suprir essas questões mais delicadas durante a nossa jornada profissional”, afirma.
A diretoria do Sinpol/SE classifica o Escuta Susp como uma iniciativa importante que impacta positivamente na rotina diária dos oficiais de Polícia Civil.
“As sobrecargas de trabalho e a carga emocional a que estão expostos os oficiais investigadores no exercício de suas atividades vêm adoecendo os profissionais de nossa instituição. Precisamos cuidar da saúde mental dos nossos policiais e esse projeto é mais um passo”, disse Jean Rezende, Presidente do sindicato.
A entidade sindical recomenda que todos os oficiais de Polícia Civil de Sergipe participem do projeto. Os terapeutas envolvidos são capacitados para oferecer apoio especializado a todos que enfrentam graves desafios no seu dia-a-dia. Eles ajudarão a encontrar soluções e promover o bem-estar emocional.
O projeto é uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Brasília.