Movimento Polícia Unida discute situação das forças policiais de Sergipe com o deputado Prisco

Movimento Polícia Unida discute situação das forças policiais de Sergipe com o deputado Prisco

Encontro discutiu sobre o fortalecimento do Polícia Unida e pautas que serão apresentadas na grande Assembleia Geral, agendada para 1º de julho

Na manhã do último sábado, 12, entidades sindicais integrantes do Movimento Polícia Unida se reuniram na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), para receber a visita do soldado Prisco, deputado estadual em exercício da Bahia, considerado como uma das principais referências no âmbito nacional em pautas voltadas à luta pela valorização profissional dos operadores de segurança pública. No encontro, que contou com a presença de autoridades do cenário político sergipano, a discussão foi pautada no fortalecimento do Movimento, que trata sobre o adicional de periculosidade, e as ações previstas para a grande Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida, prevista para o dia 1º de julho.

Logo no início do encontro, o soldado Prisco destacou a força do Polícia Unida, principalmente por juntar, em uma mesma luta, as grandes lideranças das categorias ligadas à segurança pública, fato novo em todo Brasil. “Para mim essa visita está sendo de grande aprendizado. Isso porque, apesar da grande experiência em várias lutas em prol dos operadores da segurança pública, nunca vi no Brasil uma união como essa, de todas as categorias e graduações, sejam delegados e policiais civis; oficiais e praças. Isso é muito bom, mostra muita força e união da categoria aqui. Por conta dessa grande união, espero que o governador sente e dialogue com as categorias, até para evitar um dano maior no futuro”, enfatizou.

Sobre essa união entre as categorias, Prisco pontuou que pretende levar essa experiência para outros movimentos de luta sindical no Brasil. “Quero levar esse diálogo para os representantes de classes da Bahia e para Rondônia também, já que estou com viagem marcada. Também levarei a discussão dessa pauta sobre o adicional de periculosidade, até porque a nossa luta em prol da valorização do profissional da segurança não pode parar”, destacou.

Policial militar e vereador em exercício na Câmara de Aracaju, sargento Byron participou da reunião e aproveitou para chamar atenção do Governo do Estado em relação ao adicional de periculosidade, considerado não apenas um direito constitucional como também um ato de reconhecimento desses profissionais da segurança pública.

“Sempre que sou abordado sobre o tema, falo sobre uma luta que é não apenas um direito previsto na Constituição, seja ela federal ou estadual, como também um ato de valorização, de reconhecimento pelo trabalho que esses profissionais desempenham diuturnamente em benefício da população sergipana. É importante destacar que o policial é aquele que sai de sua casa para arriscar a sua vida pelo patrimônio, pela vida do próximo, pela sociedade. Então, não se trata apenas de um direito constitucional, é justo que ele tenha esse adicional de periculosidade pela função que desempenha. É uma forma de fazer esse profissional se sentir mais motivado e saber que, na sua ausência, a sua família vai ter o seu sustento garantido com dignidade”, frisou.

Presente no encontro, o coronel Adriano Reis, presidente da Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), ressaltou o fortalecimento do Movimento e a importância da presença do deputado estadual /BA Prisco para a luta travada em prol do adicional de periculosidade para as forças de segurança pública do Estado. “O movimento cada dia mais se fortalece. Prova disso é a vinda do soldado Prisco para trocar experiências e realmente mostrar que com luta se chega à vitória. É isso que o governador precisa entender, que polícia tem que ser tratado como polícia, e não à margem do sistema. É preciso que o Governo entenda que tem que valorizar a classe policial do estado de Sergipe. E é isso que a gente espera”, expressou.

Na oportunidade, o oficial chamou a atenção para a grande Assembleia Geral prevista para o dia 1º de julho. “Tenho certeza que toda a classe policial estará lá presente para nos apoiar, para que o governador possa receba a categoria para negociar, até porque trata-se de um ato que será benéfico não apenas para esses profissionais, como para toda a sociedade sergipana, que contará com um efetivo muito mais valorizado e motivado nas ruas para garantir uma melhor segurança para a população”, manifestou.

Também participando do encontro, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol), Isaque Cangussu, agradeceu a presença da liderança sindical da Bahia no evento em Sergipe e chamou a atenção para o grande engajamento dos profissionais para a Assembleia Geral. “A presença do deputado estadual Soldado Prisco aqui é simbólica. Ele é um guerreiro na luta pelos direitos dos policiais. Posso dizer que é uma referência. Então, estamos contentes, satisfeitos e gratos por esse apoio. No dia 1º de julho, a expectativa é a melhor possível. Nós estamos sentindo já a temperatura, os colegas estão cada vez se engajando no movimento. Então, acreditamos que será mais um marco nessa caminhada pela luta do adicional de periculosidade”, enfatizou.

Sobre esse engajamento, o presidente da Associação Militar Única, Will Guerreiro, associa à grande indignação que está se disseminando entre os operadores da segurança pública no Estado. “Mais do que nunca, a gente está vendo que a indignação está tomando conta das nossas bases, e isso por culpa do descaso do Governo do Estado. Essa insatisfação está virando uma grande motivação para os profissionais participarem da Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida. Por conta disso, a expectativa é de um número extremamente expressivo de participantes lutando por um direito que é nosso”, sinalizou.

Por fim, o presidente do Sinpol, Adriano Bandeira, agradeceu a vinda do deputado estadual Prisco para a troca de experiências, principalmente visando o fortalecimento de um movimento que cresce a cada dia. “O dia de hoje foi um momento histórico. Estamos sendo vitrine para o país, de um bom movimento sindical, um bom movimento associativo. Toda a Segurança Pública sergipana está unida e com apoio, inclusive, do deputado estadual Soldado Prisco, da Bahia, que foi responsável por grandes mobilizações das forças militares e da segurança pública como um todo no país.  Aqui em Sergipe nós não temos mais opções. Lutar é a única saída. Policiais civis, policiais militares e bombeiros militares não se ajoelharão. Nós vamos à luta em busca de um diálogo e da implementação de um direito constitucional que é o adicional de periculosidade”, evidenciou.

Apoio de deputados estaduais

Os deputados estaduais Gilmar Carvalho e Capitão Samuel também participaram do encontro no Sinpol e sinalizaram apoio novamente ao Movimento Polícia Unida. Na manhã desta segunda-feira, 14, o deputado estadual Gilmar Carvalho protocolou documento ao governador Belivaldo Chagas solicitando reunião dele juntamente com uma comissão do Movimento Polícia Unida. As categorias aguardam retorno.

Assembleia Geral dia 1º de julho

A Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida ocorrerá no dia 1º de julho. O local e o horário serão definidos em reunião entre as nove entidades sindicais envolvidas no decorrer da semana.

 

 

Compartilhar Post