Sinpol/SE alerta para possível suspensão das atividades nas Delegacias Plantonistas Norte e Sul

Sinpol/SE alerta para possível suspensão das atividades nas Delegacias Plantonistas Norte e Sul

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) recebeu na manhã desta quarta-feira, 13, visita de uma comissão composta por policiais civis que trabalham nas Delegacias Plantonistas Norte/Sul, em regime de plantão, e que não concordam com o formato da Central de Flagrantes prestes a ser implementada na capital sergipana e que já alterou a rotina de trabalho dos profissionais.

Segundo informações de Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, as atividades da Central de Flagrantes têm previsão de início para a próxima segunda-feira, 18. “Estivemos reunidos com estes policiais civis filiados com o objetivo de somar esforços na busca por uma melhor adequação do serviço realizado nas duas Plantonistas da capital, atendendo tanto as necessidades dos servidores como os da sociedade. Os principais problemas apresentados foram a nova carga horária de serviço que já está sendo imposta desde o início deste mês sem prévia consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a estrutura física ineficiente disponibilizada para realização dos trabalhos na Central de Flagrantes”, destacou.

Para os representantes das Plantonistas que visitaram o Sinpol/SE, é inaceitável que a Polícia Civil inicie as atividades de uma Central de Flagrantes com a atual quantidade de salas e computadores disponíveis para lavrar os procedimentos policiais. “Não há xadrez suficiente e adequado para custódia de pessoas presas, então homens, mulheres e adolescentes acabam ocupando o mesmo espaço nestas delegacias. Além disso, também pelo espaço ser pequeno, acaba misturando familiares de presos com vítimas, testemunhas, familiares das vítimas e isso causa constrangimento e prejuízo nas ouvidas. São situações graves e que precisam ser solucionadas”, completou Adriano Bandeira.

Intervenção do Sinpol/SE

Após ouvir os problemas mencionados pelos policiais civis que visitaram o sindicato, a direção do Sinpol/SE esteve reunida na tarde desta quarta-feira, 13, com a delegada Viviane Pessoa, coordenadora das delegacias da capital (Copcal), e detalhou as principais reivindicações dos profissionais.

Como resultado, a delegada convocou os policiais civis que integram a base da Polícia Civil e que trabalham nas Plantonistas Norte e Sul para uma reunião com o objetivo de tratar do tema Central de Flagrantes. A reunião ocorrerá na sexta-feira, 15, às 8h30, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol); e contará com a participação de representantes do Sinpol/SE.

Mobilizações nas Plantonistas

A partir desta quinta-feira, 14, o Sinpol/SE estará mobilizado nas duas Plantonistas, acompanhando os trabalhos realizados pelos policiais civis. Caso as questões estruturais apontadas não sejam solucionadas, a única alternativa observada pela categoria é a suspensão dos trabalhos nas duas Plantonistas, prejudicando o atendimento ao cidadão na capital sergipana.

Compartilhar Post