Sinpol/SE informa aos filiados resultado de demandas encaminhadas à Superintendência da PC

Sinpol/SE informa aos filiados resultado de demandas encaminhadas à Superintendência da PC

Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 24, com a delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, para tratar de um tema de interesse coletivo por parte de policiais civis que atuam em Sergipe: o atraso constante no pagamento da Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício Eventual de Atividade de Plantão (Retae), utilizada para pagamento de horas extras trabalhadas pelos policiais civis.

Na oportunidade, Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, juntamente com o diretor financeiro Luciano Melo; o diretor de comunicação Geraldo Moura; e o diretor jurídico Ênio Nascimento destacaram os reclames dos filiados em relação ao referido tema e obtiveram como resposta nesta sexta-feira, 25, que um decreto teria sido assinado via Governo do Estado com o objetivo de regularizar o pagamento das Retaes aos trabalhadores policiais civis.

“Com relação a essa demanda dos pagamentos atrasados de Retaes, informo que divulgaremos amplamente o decreto para nossos filiados assim que tivermos acesso. Outras demandas da categoria policial civil também haviam sido oficiadas à Superintendência da Polícia Civil e tivemos retorno, a exemplo de que fossem disponibilizadas viaturas para policiais civis se deslocarem a plantões eventuais no interior sergipano. Como resposta, fomos informados que a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) determinou aos delegados regionais que organizem escala em forma de rodízio entre as unidades do interior disponibilizando viaturas para os plantões. Neste caso, os veículos ficarão baseados na Academia de Polícia Civil (Acadepol), onde haverá servidor para os receber, entregar e efetuar devolução”, destacou Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE.

Plantões eventuais no DHPP e DAGV

Com relação à demanda da categoria no tocante ao fato dos plantões eventuais beneficiarem unidades específicas da Polícia Civil, a informação da Superintendência é que que os plantões tirados no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) exigem especialidade e protocolos singulares, afastando a ppossibilidade de abertura dessas vagas a policiais civis de outras unidades. “No caso dos plantões eventuais que acontecem no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), obtivemos a resposta de que essa nova realidade na Polícia Civil está em fase de aprimoramento e que haverá curso na Acadepol para habilitar todos os servidores interessados a concorrerem aos plantões do DAGV. Entretanto, as datas destes cursos ainda não foram divulgadas”, completou Adriano Bandeira.

Necessidade do curso Sinesp/PPE

Quanto ao trabalho em plantões eventuais por parte de policiais civis (agentes, agentes auxiliares, delegados e escrivães) que ainda não receberam treinamento do curso Sinesp/PPE, a informação oficialmente recebida pela diretoria do Sinpol/SE é de que os trabalhadores interessados em se inscrever para as escalas precisam passar obrigatoriamente pelo treinamento. Em seguida, poderão se inscrever normalmente às escalas extras de serviço que ocorrem na Polícia Civil.

Compartilhar Post