Sinpol/SE participa de Audiência Pública na Alese para discutir temas sobre Segurança Pública

Sinpol/SE participa de Audiência Pública na Alese para discutir temas sobre Segurança Pública

No último dia 18 de março, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) participou de audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), que teve como tema do encontro “Segurança pública: responsabilidade de todos. Importância do concurso público para melhoria da qualidade de vida da população”.

Durante a audiência, diversas autoridades, entidades do Terceiro Setor e concursados estiveram presentes, onde foram destacados pontos da Segurança Pública que carecem de melhorias no referente à qualidade do serviço prestado à população.

Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, enalteceu o trabalho investigativo que vem sendo realizado pela Polícia Civil em Sergipe, mas destacou a necessidade de ampliação do efetivo. “Ano passado, a Polícia Civil contabilizou quase 130 mil ocorrências nas delegacias de Sergipe. Além disso, a instituição tem realizado constantemente prisões, apreensões de drogas e armas, e realizado diversas operações na capital e interior, entretanto precisamos de mais profissionais bem treinados e preparados para realizarem o trabalho investigativo e de elucidação de crimes que temos apresentado à sociedade”, destacou.

Outro tema importante mencionado durante o evento foi a necessidade de realização de concursos públicos em Sergipe, que reforçaria os efetivos dos órgãos de Segurança Pública de forma a impulsionar o combate à criminalidade e violência nos 75 municípios sergipanos.

“Atualmente, o efetivo da instituição é composto por 39 delegados, 905 agentes, 191 escrivães e 210 agentes auxiliares de polícia. Esses números precisam aumentar de forma urgente ou Sergipe corre o risco de voltar a liderar o ranking nacional no número de homicídios”, pontuou o presidente do Sinpol/SE na tribuna.

Unificação de cargos 

Ainda na tribuna, Adriano Bandeira enfatizou a importância modernização da Polícia Civil, por meio da unificação dos cargos que integram a base da instituição. “A Polícia Civil é composta por delegados, agentes, escrivães e agentes auxiliares. Acreditamos que é suficiente haver a função de delegado e a de oficial de polícia civil, que unificaria todas essas outras carreiras basilares da instituição. Na prática, os profissionais da base já realizam os mesmos trabalhos, de forma unificada. Então é uma luta nossa alterar essa nomenclatura já para o próximo concurso da Polícia Civil em Sergipe”, concluiu.

Diretores presentes

Na ocasião, estiveram presentes também Robenilde Gonçalves, vice-presidente do Sinpol/SE; Luciano Melo, diretor financeiro; Ênio Nascimento, diretor jurídico; Geraldo Moura, diretor de comunicação; Leonardo Mota, diretor administrativo; e Sandra Liz, diretora de esporte e lazer. A audiência pública foi uma ação promovida pelos deputados estaduais Kitty Lima, Rodrigo Valadares, Georgeo Passos, Samuel Carvalho e Rodrigo Valadares.

Compartilhar Post