Sinpol/SE solicita atualização de carteiras funcionais para policiais civis

Sinpol/SE solicita atualização de carteiras funcionais para policiais civis

As carteiras funcionais se encontram estocadas no Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga há cerca de dois anos; ofício protocolado em Dezembro de 2021 ainda não obteve resposta

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) solicitou, ao Secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a atualização das carteiras funcionais de agentes, escrivães e agentes auxiliares de Polícia Civil que atuam em todo o estado de Sergipe.

A identidade visual das Polícias Civis foi uniformizada, no ano de 2018, em todo o território nacional, as carteiras com o novo padrão da Polícia Civil de Sergipe foram adquiridas há cerca de dois anos pelo Governo, mas se encontram armazenadas no Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga – IIPWSG. A ausência de atualização das carteiras funcionais dos profissionais sergipanos pode gerar inúmeros problemas durante o exercício das atividades de segurança, em especial, a dúvida quanto à sua identificação, já que são utilizados documentos fora do padrão atual.

“Em razão da não atualização e não padronização das carteiras funcionais, as autoridades policiais do estado de Sergipe poderão ter problemas no acesso armado a dependências de instituições públicas e privadas, o que poderá gerar sérios constrangimentos, cuja responsabilidade deve ser atribuída ao Estado de Sergipe, em razão da sua inércia.”, afirma Ênio Nascimento, vice-presidente do Sinpol/SE.

A inércia do Chefe da Polícia Civil, responsável por organizar as substituições, dificulta ainda mais a modernização das identidades funcionais. Nesse sentido, o Sinpol/SE protocolou o ofício 035/2021 ao Secretário de Estado da Segurança Pública em dezembro de 2021 e, até agora, não obteve nenhum retorno do órgão. “Seguimos cobrando aos responsáveis um direito tão básico do policial civil, para que ele possa exercer o seu trabalho e assim, servir à sociedade, que só tem a ganhar com o investimento e a valorização da segurança pública.”, reitera Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE.

Compartilhar Post