Sinpol Sergipe participa da aprovação do requerimento de urgência da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis

Sinpol Sergipe participa da aprovação do requerimento de urgência da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis

Na noite da última quarta (21), o presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – Sinpol/SE, Ênio Nascimento, esteve presente na sessão plenária da Câmara dos Deputados que aprovou o Requerimento 871/2022 que trata da tramitação no Regime de Urgência do Projeto de Lei que visa instituir a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC). Na Câmara dos Deputados, a luta pela aprovação do regime de urgência foi capitaneada pelo deputado João Campos (Republicanos-GO), o qual foi indicado como relator do PL pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL).

O requerimento de urgência, passou a ser defendido pela Confederação Nacional de Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol, que inicialmente teve a missão de barrar o andamento do Projeto de Lei com diretrizes que apenas beneficiavam um dos cargos das Polícias Civis e que não contemplava pleitos essenciais apontados pela categoria como um todo, se tratando, portanto, de um grande retrocesso naquela versão encaminhada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A interferência da Cobrapol obteve êxito e um novo texto-base foi redigido e protocolado pelo deputado João Campos, o qual já protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ainda que no novo documento não conste todos os avanços almejados, os dirigentes sindicais avaliam que as prerrogativas acordadas representam o início de um processo de negociação muito importante para o pleno sucesso no futuro.

“É Importante salientar que esse texto, mesmo não sendo ideal traz diversas melhorias para a Segurança Pública e para a Polícia Civil em todos os estados. Não há nenhum ponto negativo ou perda de direito. Em Sergipe, por exemplo, nossa luta nos últimos quatro anos foi pelo adicional de periculosidade e pela necessária fusão dos cargos policiais civis, exceto o de Delegado, e ambos estão sendo contemplados no novo texto. Não estamos no trem das onze, que passou e pronto. Estamos vivenciando uma situação de consenso que tende a ser promissora”, ressaltou o presidente.

Confira o texto final do Projeto de Lei

Conheca também o resumo contendo alguns dos pontos positivos

 

Compartilhar Post